CEMSD em Traversella-Itália

Recentemente José Zarcos Tirado Palma, colaborador do CEMSD esteve em Traversella, terra natal de Nicolau Biava, redescobridor da antiga mina romana da Serra de S.Domingos em 16 Julho de 1854 dando origem à historia moderna da Mina de São Domingos.
Situada no sopé dos alpes italianos, ~70km ao norte de Turim e a mais de 2000 km da MSD , a pequena povoação de Traversella foi desde a antiguidade uma importante povoação mineira devido as suas riquezas em minério de ferro.
A natureza deste modelo de desenvolvimento iria ligar esta terra para sempre á Mina S.Domingos.
Da historia moderna sabe-se que esta mina foi explorada pelo poderoso grupo FIAT tendo sido uma importante fonte de materias primas para o esforço de guerra italo-alemão durante a 2ª guerra mundial tal como confirmam as datas de abertura de pelo menos uma das galerias.
Após o fim da exploração em 1971 e de um longo periodo de abandono , as instalações passaram para a autarquia que neste momento tem em curso um processo de musealização com o pouco que restou dessa época - onde é que ja vimos isso?
Foi em Traversella que em 16 de Junho de 1824 nasceu Nicolau Biava - O nome Nicolau é quase inexistente em Italia e pode ter sido um aportuguesamento do nome Nicolo,esse sim mais comum - tendo crescido e sido educado num ambiente mineiro que seria á época a maior fonte de ocupação e de rendimento da população local e das povoações limotrofes.
Para perceber a importancia da familia Nicolau Biava nada melhor que visitar o cemitério local onde se destaca o imponente jazigo da familia Biava e onde encontramos também um vasto numero de campas de familiares o que ilustra a origem inconfundível da familia e da sua importancia no contexto social e economico dessa época.
Pensa-se que devido a origem e posição social da familia Biava , Nicolau Biava terá tido uma educação acima da média desenvolvendo competências importantes no dominio das tecnicas de mineração pois anos mais tarde viaja para as Minas de Tharsis em Espanha, onde se instala e cria a sua familia.
É de Tharsis que irá partir , para redescobrir a antiga mina romana da Serra de S.Domingos em 16 Julho de 1854 dando origem á historia moderna da nossa terra e que hoje todos conhecemos.
Não sera exagero dizer que sem o pioneirismo e os vastos conhecimentos de Nicolau Biava a historia da Mina S.Domingos poderia ter sido bem diferente e quem sabe , sem a intervenção de um homem de partiu de Traversella talvez nenhum de nós , naturais da MSD , tal como hoje nos conhecemos , tivesse nascido.
Um agradecimento especial aos amigos Federico Lavarino com origens na MSD e a Lorenzo Rota pelos contactos com as autoridades locais de Traversella na tentativa de obtenção de mais informações sobre esta figura tão importante e ao mesmo tempo tão desconhecida na MSD.