Cine-teatro

Objectivos: 

Casa de espetáculos com capacidade para a representação de peças de teatro e para a projeção de filmes situada na área "nobre" da Mina de S. Domingos, perto do Jardim e do campo de Jogos.
Durante o auge da exploração mineira, as peças de teatro levadas a cena e os filmes projetados eram uma referência cultural em toda a região.

A projecção regular de filmes começou na década de 1920, ainda na época do cinema mudo, esta actividade manteve-se até à década de 1980, sendo que nos últimos anos passava essencialmente filmes antigos e de "Série B.
Actualmente o edifício é propriedade da Fundação Serrão Martins e alberga o núcleo expositivo do Centro de Documentação da Mina de S. Domingos.

noticia de 1938

Cinema sonóro na Mina de S. Domingos
Dentro em breve o cinema mudo que já alguns anos ali funcionava vai ser substituído por sonóro. É mais um progresso para essa localidade que é uma verdadeira antítese da séde da frèguesia, Corte do Pinto, que nunca sai do seu marásrno apezar da sua proximidade (4 kilómetros apenas). Esta Mina pouco tempo se conservou sem ter caminho de ferro, telégrafo, telefone, luz eléctrica, fôrça pública, igreja, capelão, correio, médico, etc. etc. Enfim caminha sempre na vanguarda, apesar de algumas deficiências ainda ter.