Notícias

“VI Colóquio da Rede de Museus Rurais do Sul” CEMSD apresenta projeto “DIGNIFICAR A MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS”

O Centro de Estudos da Mina de São Domingos a convite do Dr. Miguel Rego, esteve hoje dia 21 de Setembro em Almodôvar, no “VI Colóquio da Rede de Museus Rurais do Sul” onde o João Nunes e o António Peleja fizeram uma apresentação pública do portal do CEMSD com o tema “DIGNIFICAR A MEMÓRIA DOS ESQUECIDOS”.

Ataque Informático

O Site do Centro de Estudos da Mina de São Domingos, CEMSD, sofreu na passada madrugada pelas 7h, um ataque informático, pelo que durante algumas horas o mesmo esteve privado da maioria das suas imagens.
As imagens foram apagadas do disco por alguém com intuitos obscuros. No entanto logo que a situação foi detectada, foi reposta a normalidade com o recurso a cópias de segurança.
As medidas de segurança no servidor foram reforçadas e estamos na pista do pirata informático.

O Musical encheu para a apresentação do novo Portal do CEMSD

No dia 11 de Agosto, a sala do Musical na Mina de São Domingos foi pequena para acolher todos os que quiseram assistir à apresentação e abertura pública do novo Portal internet do Centro de Estudos da Mina de São Domingos.
O CEMSD é uma iniciativa autónoma e independente que visa essencialmente a divulgação e promoção do património, material e imaterial, da Mina de S. Domingos, facilitando o acesso a documentação histórica e técnica de forma absolutamente aberta e gratuita.

Colaboração em investigação jornalistica

O Centro de Estudos da Mina de São Domingos e o Centro de Documentação da Fundação Serrão Martins colaboraram recentemente com o jornalista Aurélio Faria do canal de televisão SIC na investigação jornalística sobre o naufrágio do rebocador Rhona, propriedade da empresa Mason & Barry Lda.
O rebocador Rhona navegava de Vila Real de Santo António para Lisboa, quando na noite de 9 de Fevereiro de 1923 foi apanhado por uma tempestade, acabando por naufragar junto do Farol do Bugio à entrada da barra do Tejo.

Convite para apresentação do novo Portal do CEMSD

O novo Portal do Centro de Estudos da Mina de São Domingos, recentemente remodelado e com novas funcionalidades contém séculos de história, e é o resultado de um trabalho árduo de pesquisa e de inserção de documentos, são milhares de fotos, fichas do sindicato, documentos académicos, livros etc… que compõem este espaço, um espaço que se encontra em constante evolução.

Homenagem a Mercedes Blasco

O Centro de Estudos da Mina de São Domingos, a Fundação Serrão Martins e a Câmara Municipal de Mértola homenagearam a artista Mercedes Blasco (Conceição Vitória Marques), no dia 4 de Outubro, na sua terra natal, Mina de São Domingos, com a reedição da sua obra “Vagabunda” e a atribuição do seu nome a uma rua da aldeia mineira.

O Projecto Mercedes Blasco

Conceição Vitória Marques, estrela de opereta, escritora poetisa, que ficou conhecida no mundo artístico como Mercedes Blasco, nasceu a 4 de Setembro de 1867 nas Minas de S. Domingos, donde era originária a família materna. Com poucos meses deixou a a terra natal para, que se saiba, nunca mais voltar.
Durante a sua longa vida conheceu o sucesso e a infelicidade, acabou por passar os seus últimos anos de vida entregue aos cuidados piedosos de alguns (poucos) amigos, os mesmos que custearam em 1961 a sepultura no Cemitério dos Prazeres em Lisboa.