Grandiosos e deslumbrantes festejos em Santana de Cambas

Ano: 
1946
Autor: 
Comissão de festas
Descrição: 

Grandiosos e Deslumbrantes
Festejos em Santana de Cambas
NOS DIAS 27 e 28 DE JULHO DE 1946

A exemplo dos anos anteriores, não quis, a hospitaleira aldeia de Santana de Cambas, que sempre se honrou por caminhar na vanguarda do progresso, deixar passar em vão o tradicional dia comemorativo dos festejos em honra de NOSSA SENHORA SANT'ANA, benquista padroeira desta aldeia. Assim, um grupo de devotados amigos desta terra, reunidos em comissão e não reparando nas dificuldades presentes, projectou, mais uma vez, efectuá-los, crentes em que a sua missão por todos será compreendida e devidamente ponderada. Estes festejos que este ano ano se revestirão de excepcional brilhantismo, dada a selecção do seu programa, ficarão, mais uma vez, atestando bem claramente, quanto é compreendedor e nobre o nosso bom povo, que em trazer este dia festivo e de aproximação às suas famílias, só patenteia o alto grau de civilidade de que é feliz possuidor.
PROGRAMA
DIA 27
As 7 horas - Alvorada com salvas de morteiros, canções regionais e toque hormonium pelo famoso acordeonista Januario Horta Parreira, que percorrerá as principais ruas da localidade.
As 17 horas - Venda da FLOR por um grupo de meninas. Torneio de tiro aos pombos em que tomam parte os melhores atiradores deste distrito e para o qual haverá 3 prémios. Findo o torneio, será, pela comissão das festas, oferecido um copo de agua.
As 20 horas - Abertura da Kermesse e chegada da Filarmonica da Mina de S Domingos que, como usualmente, percorrerá as ruas principais.
As 22 horas - Os já conhecidos grupos folclóricos mais uma vez terão o ensejo de se fazerem escutar nalgumas das mais lindas canções regionais alentejanas, com que conquistarão decerto vibrantes aplausos, e disputando ainda entre si as honras de um valioso premio

DIA 28
As 7 horas - Ao despertar da alvorada, uma estrondosa salva de morteiros, ao mesmo tempo que a Filarmonica da Mina de S. Domingas executará algumas marchas do seu vasto repor tório. Seguidamente, dar-se-å inicio à Feira Anual, a qual, este ano, verificando-se, vantagem devera ser efectuada na cerca da BOA VISTA, junto da Estrada Municipal.
As 8 horas – Bodo aos considerados extremamente pobres, doentes e indigentes, o qual será distribuído por um grupo de interessantes meninos.
As 9 horas - Abertura da Kermesse, formação do arraial e mercado.
As 11 horas - Missa celebrada, seguida de sermão, pelo Reverendo Padre Joaquim Alves Canelas https://cemsd.pt/node/1779 .
As 14 horas Conclusão dos prémios aos dois melhores exemplares de gados Ovinos e Bovinos que se apresentarem
As 16 horas - Procissão cujo itinerário é o do costume.
As 18 horas -- Desafio de futebol entre os grupos representativos de Mértola e Casa do Povo local. Durante a realização do desafio será posta em prática a venda da flor.
Às 22 horas - Apresentação de um grupo de meninas que demonstrarão tradições Sevilhanas.
As 23 horas - Apresentação a-fim-de serem conferidos os prémios as toilettes a creanças, do sexo feminino.
Este programa pode ser alterado por qualquer motivo imprevisto.