Annales des Mines (1866, série 6, volume 9)

Ano: 
1866
Autor: 
Annales des Mines
Descrição: 

minas de cobre de São Domingos, em Portugal.
A mina de São Domingos, a três léguas de Mértola, no Alentejo, é digna de atenção, e embora esteja na sua infância, já está a dar um produto considerável.
Sr. James Mason, engenheiro e gerente da empresa, em Portugal, e Mr. F. T. Barry, gerente comercial em Londres, conseguiram colocar esta mina na primeira fila de todas as suas congéneres
da província de Huelva em Espanha.

O capital empregado até à data pela empresa no estabelecimento de São Domingos e seus acessórios, ascende ao considerável montante de 500.000 libras esterlinas aproximadamente (7 milhões e meio de francos); todo este capital está imobilizado e representado pelas numerosas Construções levantadas na Serra e de São Domingos, junto ao caminho-de-ferro que liga a mina ao porto de e todas as construções feitas neste porto, etc.

Em Dezembro de 1858, a pequena ermida de São Domingos era visível na encosta da Serra, e hoje a transformação é tal que é difícil distinguir este edifício dos muitos outros que constituem o centro da aldeia, constituída por mais de 500 fogos, com uma bela igreja, uma escola, um hospital, casas e oficinas para a empresa, um laboratório, uma sala de desenho, um teatro e uma sociedade filarmónica.

O conjunto destes edifícios, construídos no espaço de seis anos, estão situados em torno das antigas escavações que seguem a crista da Serra.
O depósito metálico é formado por pirita compacta de ferro que é misturado com cobre em quantidades variáveis. Em média, ele contém 5 por cento de cobre, e 50 por cento de enxofre. Esta massa pirítica mede aproximadamente 5oo metros de comprimento e 6o metros de profundidade.
Os trabalhos mais profundos atingem 12 metros abaixo da galeria romana, ou eómetros abaixo da superfície. Acima deste andar, há outro a 12 metros abaixo da galeria.
O sistema de obras em cada andar consiste na abertura de de galerias longitudinais paralela ao eixo principal da massa; e são intersectados por outros transversais, mantendo os pilares
o eixo principal da massa; e são intersectados por outros transversais, mantendo pilares de espessura suficiente para suportar as escavações.
Os poços abertos em toda a mina são vinte e sete, servindo, os nus, para o fluxo de água, os outros para a ventilação dos trabalhos e os
à ventilação das obras e à descida dos trabalhadores.
A drenagem é feita por meio de bombas accionadas por um motor a vapor cuja força é de 30 cavalos de potência.
É operado por galerias inclinadas que ligam os dois andares à superfície, e o transporte tem lugar
A mesma máquina a vapor, que é utilizada para extrair o minério, é também utilizada para o transportar.

A mesma máquina a vapor, que é agora utilizada na extração da água, irá em breve substituir, a extracção pela força animal.
Um caminho-de-ferro liga a mina a Pomarão, um porto de embarque na margem esquerda do Guadiana, perto da foz do rio Chança, que
que separa Alentejo da província espanhola província de Huelva. A distância a percorrer é de aproximadamente 18 quilómetros. O transporte, feito primitivamente por mulas, foi então efectuado por um por um sistema misto de mulas e locomotivas, é hoje completamente operado por locomotivas de uma construção especial.
O porto de Pomarão não existia; foi criado. As margens íngremes do Guadiana foram rebaixadas a uma escala suficientemente grande para acomodar os vários ramais ferroviários, depósitos de minério, habitações, escritórios e lojas.
Um excelente cais cobre a margem do rio em grande parte, e o e os numerosos navios à vela e a vapor que vêm a Pomarão .
O serviço é estabelecido de tal forma que os vagões descarregam o minério directamente para os porões dos navios.
Um vapor da empresa está constantemente em funcionamento entre Pomarão e Vila Real de Santo António, dando um reboque aos veleiros quando o vento não sopra.
quando o vento não lhes é favorável.
Sem o Guadiana, que é tão fácil de navegar numa distância tão longa, sem o bom porto de embarque criado em Pomarão e a linha férrea construída pela empresa, a mina de São Domingos
teria o mesmo destino que muitos outros que vivem com grande dificuldade de meios de comunicação fáceis.
Hoje, a importância deste porto é tal que o governo criou um telégrafo e uma delegação aduaneira de primeira classe.
uma estância aduaneira de primeira classe, onde os navios são registados e os direitos de importação e exportação
os direitos de importação e exportação são pagos.
O número de navios que tomaram posse em Pomarão durante o ano de 864 com destino à Grã-Bretanha foi de 565. A quantidade de minério exportada por estes navios foi de 123.000 toneladas inglesas de 1,0'6 quilogramas.
O primeiro carregamento de minério de São Domingos foi feito a 23 de Março de 1859, e no período desde então apenas Domingos pode fornecer. A quantidade de minério ainda contida na parte da massa acima do solo que está a 562 metros, por si só, ascende a cerca de 6 milhões de toneladas, e permitiria um consumo anual de 200.000 toneladas de pirita durante trinta anos.
Num ponto chamado Achado do Gamo, perto dos caminhos-de-ferro, há agora é hoje uma questão de criar um vasto estabelecimento onde serão calcinados, esmagados e tratados pelo processo de cimentação as pirites cuja pobreza em cobre não permite a exportação em mercados estrangeiros. A partir de agora uma máquina a vapor e preparação mecânica e equipamento de preparação mecânica foram instalados, e a construção de fornos de calcinação e tanques de cimentação está a ser activamente prosseguida. e tanques de cimentação.
Já foram construídas duas grandes lagoas, que devem fornecer a água necessária para esta operação.
para esta operação, já foram construídas.
O número de pessoas empregadas nos vários departamentos é considerável; a gestão técnica, a administração, as obras subterrâneas e a céu aberto, as várias oficinas, os caminhos-de-ferro e o porto de Pomarão já empregam cerca de 900 pessoas. Este número subiu para 5.000 durante a construção do caminho-de-ferro.
O número de mulas que trabalham dentro da mina, nos diferentes serviços externos e no transporte do minério pela via férrea, foi, em Abril passado, de 2,69; antes da construção da via férrea, quando o transporte para Pomarão era feito exclusivamente por estes animais, era de 1,5,0.
Para além dos imensos benefícios que Portugal retira indirectamente desta colossal empresa, aqueles que produz directamente Para o imposto especial de mineração pago para a exportação de minério em 1864 rendeu 18.863 4 25o rais (04.795 fr.); por outro lado, o total de terras, contribuições pessoais, industriais e municipais, assim como vários direitos de importação e exportação, atingiu, durante o mesmo ano, o valor de 18.773,$ 420 reis (104.292. fr.)
(Extracto de um despacho endereçado em 7 de Novembro de 1864, para o Ministro dos Negócios Estrangeiros, pelo CONSUL DE FRANÇA, pelo CONSUL DE FRANÇA em Lisboa).