João (Juan) Martins Monge almocreve que trazia madeira para as Minas de S. Domingos

Ano: 
1870
Autor: 
Amílcar Monge da Silva
Descrição: 

JOÃO MARTINS MONGE
João (Juan) Martins Monge nasceu em 1848, em Paymogo, filho de Francisco Vasquez Monge e Maria Candelária. Veio para Portugal cerca de 1850 com seu pai.
Segundo seus netos, falava fluentemente português, excepto quando se irritava; praguejava então em Espanhol.
Era almocreve, moleiro e caçador, conforme a época do ano. Um dos serviços que regularmente fazia como almocreve era o transporte de produtos agrícolas para Santiago de Cacém. No regresso, trazia madeira para as Minas de S. Domingos; era uma viagem que, de ida e volta,
levava cerca de duas semanas.
A despedida da família era feita no local onde hoje está o Cruzeiro e que, na época, tinha uma simples cruz de madeira.
Já velho, passava dois ou três meses com cada filho, até que um dia resolveu ir para o moinho.
Tardando a regressar, o seu neto, João Ramos Mira Monge, foi procurá-lo e encontrou-o muito doente. Faleceu pouco depois, em 16JAN1926, na casa de seu filho José Barão na Rua do Rocio Pequeno em Aldeia Nova, de congestão cerebral.
Casou em 05SET1872 em Aldeia Nova com Ana José Barão, “Ana Albardeira”, nascida em 1850, na Freguesia do Pereiro/Alcoutim e filha de José Barão, albardeiro, da freguesia do Espírito Santo/Mértola, e de Teresa de Jesus, de Santana de Cambas/Mértola sendo padrinhos
de casamento seu irmão Diogo Monge, casado, taberneiro, e José Domingues Gomes, solteiro, jornaleiro. Os noivos e as testemunhas não sabiam assinar.

Excerto da genealogia da família Monge da Aldeia Nova.

https://www.myheritageimages.com/D/storage/site123477252/files/00/00/38/...