Demolição da primeira igreja da mina-desmoronamento 1877

Ano: 
1877
Descrição: 

DEMOLIÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA DA MINA-DESMORONAMENTO 1877
Na tarde do dia 21 de Abril ultimo, estando Francisco Alexandre https://cemsd.pt/node/11450 , natural de Santa Barbara, concelho de Faro, trabalhando no banco de mineral da Mina de S. Domingos, cahio sobre elle uma pedra da antiga egreja de S. Domingos, que se está demolindo, de que lhe resultou a morte quasi instantânea.

Mina de S. Domingos

O sábado, 21, vimos despenharem-se duas pedras dos trabalhos da corta no alto da egreja e rolando cerca de cem metros, terminarem em terrível passeio dum piso do mineral proximo a alguns trabalhadores, os quaes felizmente tiveram tempo para evital-as—mais tarde, porem, outra pedra saida, segundo nos consta, do mesmo sitio, alcançou um rapaz de vinte anos e matou-o quasi instantaneamente!

Concordamos que muitas fatalidades succedem aqui por pouca cautela dos operarios, mas este caso, e muitos identicos que se tem dado, só a devemos attribuir á falta d'attenção e á pouca conta em que se tem a vida do triste trabalhador; pois salta aos olhos o perigo imminente, o constante risco, em que se acha quem trabalha cem metros abaixo doutros trabalhos, havendo n'este intervallo uma rampa de oitenta!