Noticia da inauguração do caminho de ferro americano (tramway) 1962

Ano: 
1862
Descrição: 

-A 21 do passado teve lugar a inauguração do caminho de ferro americano (tramway), da grande mina de cobre de S. Domingos de Mértola ao novo porto do Pomarão, no rio Guadiana. As obras e o material circulante custaram a empresa mais de 300:000$.
Não surpreende semelhante despesa quando se sabe que na atualidade não há mina alguma metalífera com tão grande extração. Em 1861 a exportação do minério para Inglaterra foi de quarenta e cinco milhões de quilogramas, e no corrente ano excedera sessenta milhões. Cada tonelada vende-se em Inglaterra por 3 e 10 schllings.
Há três anos e meio a serra de S. Domingos estava deserta, e só era percorrida por alguns lobos que se acoutavam no mato. Hoje conta uma povoação 3 000 habitantes com alguns palácios muitas casas de dois e três andares, belas ruas, lojas bem fornecidas, e um centro de comercio importante.
O mineral era leva em cargas de bestas para o Pomarão, e e havia meses em que se despendia 4$500 a condução de uma tonelada. Imagine-se qual será o desenvolvimento da empresa, agora que uma tonelada vai ser transportada pela decima parte desse custo.
O Pomarão em virtude das voltas do Guadiana, dista 8 léguas de Vila Real de Santo António. As dúzias de navios mercantes que affluem a buscar cobre necessitam esperar pela maré para descerem a embocadura, e há ocasiões em que gastam seis dias até à foz do rio quando há aguas vivas. Apesar da barra de Villa Real ser a melhor do Algarve, não se transpõe com todos os ventos; e se os navios são de lotação superior a 200 toneladas, isto é, se demandam mais de 14 pés d'agua, só nela se podem mover com aguas Vivas.
Para remover estes inconvenientes a empresa mandou ir uma draga para desobstruir a foz do Guadiana, um vapor de reboque acaba de ser comprado para levar os navios do Pomarão a Villa Real a despeito de vento e maré com uniforme regularidade.
O caminho de ferro de Beja e Serpa completaria estas vantagens: e não é difícil predizer que S. Domingos de Mértola será em breve uma das maiores povoações da província do Alentejo.