Fotógrafos da Mina-Francesco Rocchini

Ano: 
1880
Descrição: 

Francesco Rocchini nasceu em Monte Leone, Itália, por volta do ano de 1820. Veio para Portugal na década de 40 do século XIX (1844 ou 1847) e era marceneiro de profissão. Provavelmente aprendeu o processo do daguerreótipo com K. P. Corentin que cerca de 1851, ensina a técnica em Lisboa. Fotografava pelo país inteiro, aliando as actividades de marceneiro, fotógrafo, fabricante de máquinas, de acessórios para fotografia e de pequenos laboratórios para trabalhar ao ar livre.
Inicialmente localizado na travessa de Santa Gertrudes, à Estrela, estabeleceu-se depois com um estúdio de fotografia na Travessa da Água Flor, n.º 21, 2º a São Pedro de Alcântara, no decurso do ano de 1865. Foi fornecedor de imagens para revistas nacionais e estrangeiras, nomeadamente a Ilustração Portuguesa, o Panorama Photographico e O Ocidente, e para a Academia de Belas Artes. Foi também fotógrafo da Casa Real portuguesa.
Publicou parte dos seus trabalhos em álbuns de albuminas, de vistas e monumentos.

Rocchini morreu em 1895 mas o seu estúdio continuou em funcionamento, mas o seu novo proprietário, J. Nunes Ribeiro, alterou o nome comercial da casa para Fotografia Beleza.

Imagem: