Cyril Frazier

Data de Nascimento: 
1896-??-??
Distrito / Pais (se for estrangeiro): 
Inglaterra
Residência - Localidade: 
Mina de São Domingos
Data de Falecimento: 
1945-10-22
Local de Falecimento: 
Nigéria
Informação Pessoal: 

Biografia

Empresa: 
Mason and Barry, Ltd.
Partilhar
Local de Trabalho: 
Mina de S. Domingos
Notas adicionais: 

Cyril Frazier morreu no hospital de Jos, no norte da Nigéria, a 22 de outubro de 1945, com 49 anos de idade.

Depois de um ano como aprendiz num posto de topógrafo do bairro de St. Ives, alistou-se e serviu nas fileiras da infantaria de 1914 a 1919, tendo prestado serviço na Índia e na Mesopotâmia, onde foi ferido em 1917.

Após a desmobilização, em 1919, iniciou o curso de diploma na Camborne School of Mines e obteve o grau de Associado de primeira classe da Escola em julho de 1922. Obteve imediatamente um lugar como assistente de minas na empresa Mason & Barry, Ltd., na mina de São Domingos, Portugal, onde permaneceu até junho de 1920. Depois de um breve curso de reciclagem em topografia prática, o Sr. Frazier foi contratado em dezembro de 1926 como assistente de minas pela Nigeria Base Metals Corporation, Ltd. onde, durante dois anos, fez prospeção e trabalhou em aluviões de estanho em Lower Kassa. Em 1929, foi contratado como engenheiro assistente para examinar aluviões de ouro e platina para a Santiago Properties, Ltd. no Equador, e depois passou um ano a fazer prospeção em Angola com Sir Robert Williams & Co.

Regressou à Grã-Bretanha em 1931 e durante dois anos trabalhou como inspetor no esquema de rede ao serviço da Callender's Cable and Construction Co., Ltd. mas deixou o país em 1933 quando foi nomeado pela Sierra Leone Development Co., Ltd. como engenheiro responsável pelas áreas de ouro aluvial e pelas obras de minério de ferro de Marampa. Depois de quatro anos na Serra Leoa, trabalhou de março a outubro de 1938 como engenheiro de secção para Sir Robert McAlpine & Sons num contrato governamental de construção de túneis no Sul do País de Gales e, em dezembro de 1938, juntou-se à Bisichi Tin Co. (Nigéria), Ltd. como agrimensor e prospetor em Jos, tornando-se mais tarde engenheiro de minas e, depois, diretor interino.

Em 1942, assumiu um cargo no Minerals Research Syndicate, Ltd., em Jos, e estava ao serviço desta empresa na altura da sua morte. Tinha sido membro do Corpo de Defesa Voluntário da Nigéria.

O Sr. Frazier foi eleito Estudante da Instituição em 1921 e foi transferido para Associado em 1928.

Vol. 55, Trans IMM 1945-46, p.567

[Artigo na CSM Magazine, junho de 1922, p.143]