Junta Autónoma dos Portos do Sotavento do Algarve

Data da Fundação: 
1936-??-??
Serviços Prestados: 

A Junta Autónoma dos Portos de Sotavento do Algarve, criada pelo decreto no.... 27 051, de 1 de outubro de 1936, em substituição das antigas Juntas de Faro-Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, é um organismo autónomo que exerce a sua ação sobre os portos de Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
- Porto de Vila Real de Santo António
Fica situado junto à foz do Rio Guadiana, sendo ainda o porto mais bem apetrechado do Sotavento algarvio. A barra tem presentemente fundos a (1,00), dado que cessaram as dragagens efetuadas na mesma pela empresa das Minas de S. Domingos. Está em estudo o melhoramento desta barra, por obras a executar em conjunto por Portugal e Espanha.
Salvo as dificuldades resultantes do assoreamento da barra, o Rio Guadiana é navegável até ao Pomarão, a cerca de 50 Km da foz, por navios de alto bordo, calando a té 15 pés.
O porto de Vila Real de Santo António possui um posto fronteiriço com ligação ferroviária e cais privativo onde acostam as embarcações de tráfego fluvial que fazem as carreiras de passageiros e veículos automóveis, ligeiros e pesados, para a vizinha povo ação espanhola de Ayamonte.
1 Cais acostável a (-6,00)
O porto possui, em frente da vila, 300 m de cais acostável a (-6,00) permitindo a acostagem de navios calando 20 pés.
2 Cais flutuante
Um cais constituído por um pontão flutuante, e um troço de ponte ligando-o à terra, permite a acostagem das embarcações utilizadas no tráfego internacional de passageiros e veículos automóveis, ligeiros e pesados.
Ao longo do cais a (-6,00), de 300 m de extensão e montados sobre via férrea, possui a Junta 2 guindastes de pórtico, tipos diesel elétrico, para cargas de 3,50 e 5,00 toneladas a 18 m de braço.
No cais tem ainda a Junta 1 guindaste manual para 1 000 Kgs.
A Junta Autónoma dos Portos de Sotavento do Algarve possui 6 embarcações para reboques com potências instaladas de 25 a 105 H.P. para prestar serviços nos diversos portos, conforme as necessidades.
Para os seus serviços de dragagens em Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, possui ainda a Junta 2 pequenas draguetas de colher, 1 de sucção e 4 batelões para dragados, sendo 2 para 90 m3 2 para 25 m3. A Junta está ainda equipada com 1 cábrea flutuante para cargas até 10 ton.
3- Doca de Pesca
Está concluída no porto de Vila Real de Santo António uma doca de pesca com 25 500 m2 de área molhada e fundos de (-3,50), com cais para movimento fluvial, cais privativo para a descarga do atum e linguetas para descarga do restante pescado.

Localização: 

Ver no Mapa