James Mason - Biografia

James Mason

Nasceu no condado de Norfolk em Inglaterra a 24 de Julho de 1824, filho de James Mason e Elizabeth Peowans.

Licenciado em Engenharia de Minas pela Escola de Minas de Paris, foi membro das sociedades: Sociedade de Química de Londres; Sociedade Geológica de Londres e Real Associação dos Arquitetos Civis e Arqueólogos Portugueses.

A 9 de Outubro de 1858 James Mason celebra em Paris com a La Sabina um contrato de arrendamento e cessão de direitos de exploração da Mina de S. Domingos por 50 anos, para o efeito funda com o seu cunhado Francis Tress Barry a sociedade Mason And Barry Ltd.

Em 1860 James Mason casa com Isabel Barry, filha de Charles Barry e de Harriet Ades, com quem teve 6 filhos: James Francis Mason; Carolina Isabel? Mason; Alice Elizabeth Mason; Ida? Mason; Rosa Mason e Rita Mason.

Em Julho de 1860 James Mason foi vitima de um atentado, não consumado, perpetrado por uma Quadrilha de Banditti da Aldeia de Corte do Pinto. O atentado foi preparado por João Félix e José Félix Mourinho, o "Chato", ambos envolvidos no movimento da Patuleia (movimentos de revoltas populares como o liderado pela jovem Maria da Fonte) e fugitivos do Limoeiro e do Forte do Bugio. Os dois tornaram-se célebres pelos atos criminosos, apoiados pelas populações autóctones e por amigos em várias povoações das duas margens do Guadiana, personificando um tipo de banditismo descrito por, (E. J. Hobsbawn e Gorge Rudé, Revolucion Industrial y Revuelta Agraria. El Capitán Swing. Madrid, 1978. Também descrito pelo primeiro autor em, "Rebeldes Primitivos", estudo sobre as formas arcaicas dos movimentos socias nos séculos XIX e XX).

Em 1866, recebe o título de 1º Barão de Pomarão

A 7 de Dezembro de 1868 recebe o título de Visconde de S. Domingos

A 25 de Novembro de 1897 recebe o título de Conde do Pomarão

«D. Carlos, por graça de Deus, rei de Portugal e os Algarves etc faço saber aos que esta minha carta virem que tendendo aos merecimentos e qualidades que concorrem no visconde de Pomarão James Francis Mason e querendo dar-lhe um novo testamento de consideração e apreço em que tenho a sua pessoa, Dei por bem fazer-lhe mercê de o elevar à grandeza d`estes reinos com o título de Conde de Pomarão em sua vida.Pelo que mandando eu passar ao agraciado a presente carta a fim de poder chamar-se d`ora emdeante conde de Pomarão e gozar deste título com as honras, prerrogativas, preeminências, obrigações e vantagens que pelas leis e regulamentos se acharem estabelecidos.Ordens ás autoridades e mais pessoas a quem o conhecimento d`esta mesma carta pertencer, que indo assignada por mim e referendada pelo ministro e secretário de estado dos negócios do reino a cumpram e guardem como n`ella se contem depois de autenticada com o sello pendente das armas reais e de verba e com a nota do respectivo livro das repartições competentes (...)

Registo de Mercês Rei Dom Carlos 1897.»

James foi ainda agraciado em vida com a Comenda da Ordem de Cristo.

James Mason faleceu no dia 2 de Abril de 1903, aos 79 anos, no condado de Oxford em Inglaterra.

 

James Mason e família à porta da primeira residência na Mina de S. Domingos

 

Títulos Nobiliários de James Mason

 

James Mason em 1897

 

Noticia da Morte de James Mason

 

 

»» Ligação para a ficha Individual de James Mason