Nicolau Biava (Biografia)

Foi em Traversella que em 16 de Junho de 1824 nasceu Nicolau Biava - O nome Nicolau é quase inexistente em Itália e pode ter sido um aportuguesamento do nome Nicolo, esse sim mais comum - tendo crescido e sido educado num ambiente mineiro que seria à época a maior fonte de ocupação e de rendimento da população local e das povoações limítrofes.
Pensa-se que devido a origem e posição social da família Biava , Nicolau Biava terá tido uma educação acima da média desenvolvendo competências importantes no domínio das técnicas de mineração pois anos mais tarde viaja para as Minas de Tharsis em Espanha, onde se instala e cria a sua família.
É de Tharsis que irá partir , para redescobrir a antiga mina romana da Serra de S. Domingos em 16 Julho de 1854 dando origem à historia moderna da terra que hoje todos conhecemos. Não será exagero dizer que sem o pioneirismo e os vastos conhecimentos de Nicolau Biava a historia da Mina S. Domingos poderia ter sido bem diferente.
Para perceber a importância da família Nicolau Biava nada melhor que visitar o cemitério local onde se destaca o imponente jazigo da família Biava e onde encontramos também um vasto numero de campas de familiares o que ilustra a origem inconfundível da família e da sua importância no contexto social e económico dessa época.

(Texto de José Zarcos Tirado Palma)